Como limpar o nome? Cheque devolvido caduca? Serasa e SPC caducam?

25 de Fevereiro de 2008 Fazer comentário »

Se há uma coisa que o brasileiro gosta de fazer é dívida. Não que isso seja errado, mas muitos não fazem o planejamento corretamente e acabam por sujar o nome com cheques devolvidos e falha no cumprimento de compromissos.

Passei um cheque sem fundo, como limpar meu nome?

Todo cheque sem fundo é devolvido ao credor. Caso ocorra a reapresentação do cheque e a conta ainda esteja sem fundo, o banco é obrigado à incluir o emitente do cheque no CCF – Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos, do Banco Central. Caso seja cheque de conta conjunta, serão incluídos no CCF todos os titulares da conta (nome e CPF).

Para solicitar a exclusão do CCF, o emitente deverá quitar o débito e resgatar o cheque. Em posso do cheque, basta apresentar à agência e pagar uma taxa – que varia de banco para banco -, solicitando a exclusão.

Caso o credor não possua mais o cheque (perdeu o cheque devolvido, extraviou, etc), há a possibilidade de uso de declaração do beneficiário (quem recebeu o cheque sem fundos), afirmando a quitação do débito, autenticada em tabelião ou abonada pelo banco que endossou. Além da carta será necessária cópia do cheque sem fundos e certidões negativas dos cartórios de protesto, em nome do emitente.

Nome sujo caduca? Cheque sem fundo caduca? Serasa caduca? SPC caduca?

As pessoas que emitirem cheques sem fundo terão de aguardar 5 anos até que caduque a dívida, ou seja, a exclusão do CCF ocorre automaticamente após 5 anos da data da segunda devolução do cheque. Após esse prazo, o banco poderá optar por encerrar a conta ou não mais fornecer talões ao correntista.

Caso o débito tenha sido protestado, após 5 anos a dívida não caduca. Há a necessidade de correr atrás do credor para regularizar a situação. Muitas empresas terceirizam o setor de cobrança, e em muitos casos há a possibilidade de negociar um valor inferior ao devido. O mesmo procedimento vale tanto para o Serasa quanto para o SPC.

Fica dado o recado: evite passar cheques sem fundos para não ter transtornos ao limpar o nome.

63 Comentários

  1. marcia disse:

    Bom dei 5 cheques sem fundos e so consegui recuperar 4 um não sei onde foi parar. então resolvi não levar os 4 no banco pois meu nome continuaria sujo isso foi em 2003. esse ano meu nome sai do serasa?

  2. Agnaldo Boldi disse:

    ja se passaram mais de 5 anos e meu nome consta no ccf e nao tenho nenhum protesto isso é possivel a conta é do banco do brasil

  3. valter francisco bastos paes disse:

    RECEBI CHEQUES SEM FUNDOS(depositei 2 vezes no Banco)

    QUE PROVIDENCIAS LEGAIS POSSO TOMAR PARA RECEBE-LOS.

    OBRIGADO, VALTER

  4. Francisco disse:

    Boa Tarde, Meu nome esta protestado, dei um cheque sem fundo, gostaria de saber se preciso quitar esse protesto ou se o mesmo ira caducar?

    Grato
    Francisco

  5. Liliane Gonçalves disse:

    Meu nome consta no SPC , pois emprestei meu credito para terceiros e não tenho condições de pagar e nem a pessoa faz questão, isso pode me prejudicar na procura de um novo emprego? Em quanto tempo meu nome desaparece do cadastro do SPC , essa divida caduca? ou não?
    Obrigada.

  6. karina disse:

    dei 5 cheques sem fundo da minha empresa e voltaram 2 vezes…foi em 2004 e não achei um só…o banco não quis limpar meu nome da minha empresa…..sera q ja caducou????se não tem alguma lei???

  7. eliane dos santos sampaio soares disse:

    rescatei o chegue mas o banco do brasil colocou o meu nome no sps e agora

  8. eliane dos santos sampaio soares disse:

    rescatei o chegue mas o banco do brasil colocou o meu nome no sps e agora ja rescatei o chegue que resposta

  9. tenho o nome sujo com cheque do banco do Brasil ja fazem 4 anos sera que caduca com 5 anos,pois ja procurei os cheques e o estabelecimento que passei não existe mais,como faço agora ?
    Estou desesperado pois se não limpar o meu nome serei mandado embora do meu serviço ainda esse mes.
    O que fazer ?

  10. É possivél limpar o nome com esse negocio de caducar com 5 anos,alguns diz que sim e outros diz que isso não existe mais,estou com duvidas do que é realmente verdade vc pode me explicar ?
    Existe algum site gratuito p/ puxar o nome no spc e serasa ?
    Qual?
    Uma advogada cobra 30,00 reias p/ limpar o nome sera que isso é verdade, como ela faz isso ?
    No aguardo !!!

  11. Keli Cristine Jungles disse:

    Olá gostaria de saber se a taxa que o banco cobra referente a cheques sem fundo caduca? Em quanto tempo caduca?
    A taxa que o banco está me pedindo é de R$47,00 para cada cheque devolvido, há como negociar este valor?

    Desde já agradeço e fico no aguardo,

    Keli

  12. Roberto disse:

    Meu nome está no serasa, verifiquei a origem do protesto e para minha surpresa é o mesmo cheque no qual eu ja tinha pago, no ano de 2001 e fui ver a data deste protesto que é do ano de 2006 (tenho a declaração e as certidões doas cartórios).
    Isso é possível?
    Protesto do mesmo instrumento duas vezes?

    obs: depois que limpei meu nome em 2001, encerrei a conta que tinha no Banco do Brasil.

  13. junior newton disse:

    Olha no jornal bom dia brazil, mais náo estou conseguindo assesar a reportagem, sobre como limpa o nome, tem varios saits dizendo que limpa 100% legal existe esse recurso ou náo. Junior

  14. Estou desesperada.Estou com meu nome sujo vai fazer 5 anos estou tentando recuperar os cheques não estou conseguindo.O banco do brasil ja deu baixa em 5 falta, mas 4 cheques não sei onde estao,pela microfilmagem do banco consigo? so que tem 2 cheques que a pessoa ja faleceu o q faço? Desde já agradeço e fico no aguardo.. Ana

  15. Samara disse:

    Tirei um talão de cheques para um ex namorado e ele fez com que voltasse 22 folhas de cheque dessas folhas ele só me devolveu 8, fui ao banco e disseram que eu teria de tirar a microfilmagem e várias das empresas não existem mais, como faço pra limpar meu nome, se não tenho como obter os cheques?

  16. marcia peres disse:

    bom dia, eu estou com duas folhas de cheque q foi emitida a uma empresa em 2004 e essa empresa faliu, como faço agora pra recuperar essas folhas de cheques? essa divida ainda não caduco..

  17. edivania disse:

    estou desesperada pois dei um cheque para uma empresa e a mesma fez custódia com outra empresa, isso foi em 2007, e agora quero regularizar o meu nome e esta empresa não está localizando a empresa da custódia, fui ao banco do brasil e me disseram que terei que apresentar uma declaração da empresa em que o cheque está nominal(empresa da custódia) e agor o que faço se não consigo localizar a mesma?

  18. valdecir alcantara rodrigues disse:

    em 2004 tive meu nome posto no spc e serasa por banco e uma loja meu credito especial fiquei devendo o limite fiquei devendo e 5 cheques que nao pude recuperar,hoje ja vai fazer 5 anos ainda nao posso recuperar meu nome existe a possibilidade de caducar ,sendo que recebi uma carta do banco dizendo que agora ia por meu nome no serasa ?

  19. José Alexandre disse:

    AMIGOS QUE POSTARAM SUAS DUVIDAS : POSSO AJUDAR TODOS VCS A RESOLVEREM SEUS PROBLEMAS…. ME ADICIONEN NO MSN : asrepresenatnte@hotmail.com ou ligue ( 11) 3634-5461.

    Resolvo todos esses problemas citados acima………

    Aguardo contato de todos, caso não tenham condições de ligarem, me mandem um email com o telefone que retorno a ligação .

  20. Amanda Oliveira disse:

    Bom Dia!

    Passei cheque sem fundo em uma loja. Agora preciso re cupera-lo para tirar meu nome do ccf. A loja é Obrigada a devolver meu cheque? O que faço?

  21. adriana eudoxia disse:

    preciso de ajudar,estou pra ser contrada por empresa e dizem q la nao se pode ter restriçoes no spc e serasa.a uma forma de limpar rapidamente?me ajude.

  22. Patricia disse:

    Bom dia!

    Preciso de um Modelo de quitação de cheque.

    Alguém pode me fornecer?

    Obrigada,

    Patricia

  23. sylvia ramos disse:

    ola, tenho cinco cheque sf, 4 vai vence agora em junh e juh e ultimo em agost… tres encontei a pessoa. dois nao consigo achar a pessoa que passei, vou pagar esses tres que encontrei, os dois vencem agora dia 06/07… meu nome saira do spc… dizem apos cinco ano caduca. mesmo nao encontrando a pessoa como posso ver se foi protestado…
    se foi protestado ele caduca ou nao… e quando vencer o nome sai totalmente do serasa se eu quiser financiar alguma coisa posso?

    obrigada,
    sylvia ramos

  24. Seu Crédito de Volta disse:

    Problemas com dividas e não consegue negociar por causa de altas taxas e juros, a Financeira Crédito de Volta tem a solução trabalhamos rápido com total garantia de seriedade e respeito a você consumidor.
    Fazemos consultas e quitamento de pendências.
    Entre em contato e faça o teste.
    (031) 4063-9329
    Email: financeiracreditodevolta@hotmail.com

  25. Alessandra disse:

    Boa tarde
    Emprestei para uma pessoa dois cheques e ela colocou nominal a outras pessoas os cheques.
    Os documentos foram reapresentados no banco em maio/2005. Em maio/2010 fará 5 anos.
    Não tenho mais contato com a pessoa para quem emprestei e não conheço as pessoas que estão nominais nos cheques.

    O que devo fazer nesse caso, haja vista não tenho mais contato com a pessoa que emprestei e não sei quem são as pessoas que estão nominais nos cheques?

    Atenciosamente,

    Alessandra

  26. anderson santos disse:

    boa noite , tive enteresse. em comprar uma moto , fui a uma loja e o vendedor , possou minha ficha em diversos bancos , agora estou com ecesso de consultas , e não tenho credito aprovado , em quanto tempo isso valta ao normal.

    tenho nome linpo na praça ?

  27. Fátima disse:

    Tenho cinco cheques que foram devolvidos, resgatie todos os cinnco, sendo que um deles tive que faser uma procuração para a pessoa que passei, nela consta que paguei o valor do cheque para essa pessoa porque ela perdeu o cheque.
    todos os cinco vão faser cinco anos em abril do ano que vem. O que ue devo faser?
    será que com esse tempo a divida caduca?

  28. Diana valença disse:

    tem varios cheques na praça …como fasso para limpar meu nome e outra em locais tambem comercias me ajudem por favor

  29. Daniela disse:

    Boa tarde!

    Tenho dívidas com o Banco do Brasil e no Itaú. Da primeira vez que consultei foi no SPC. Isso faz uns 2 anos. Hoje fui novamente no SPC e nada constou. Ainda posso estar com o meu nome sujo???

    Obrigada.

  30. lausu disse:

    ola meu nome clausu eu tenho uns cheques devolvidos da comta comjuta com a minha mae eles estao pacelados ate 2006 ele vai caduca daqui 5 anos

  31. Anderson disse:

    Passei dois cheques e os mesmos voltaram por suas vezes e quando fui resgatá-los a empresa informa que não sabem onde estão. O que posso fazer?

  32. Juliana disse:

    Meu cheque foi protestado sem a minha consulta, quero saber qto tempo leva para limpar neste caso?

  33. Marinho Araujo disse:

    Ola
    Um Cliente meu me passou um cheque sem fundos,depois de algum tempo ele me pagou mais o cheque foi extraviado em meu escritorio,precisofazer uma declaraçã par o banco solictando a exclusão do cliente no CCF,alguem pode me enviar um modelo de declaração?

  34. Glauce disse:

    Tive alguns cheques protestados em janeiro de 2004. Hoje ja fez 5 anos e 8 meses. E possivel que o protesto tenha caducado ?

    No aguardo

  35. Michelle lima disse:

    BOA NOITE. GOSTARIA DE UMA INFORMAÇÃO MEU ESPOSO COMPROU UMA MERCADORIA E NÃO ME ENTREGARAM MAS EU JA HAVIA PAGADO C CHEQUE COMO NÃO RECEBEMOS A MERCADORIA SUSTEI O CHEQUE POR MOTIVO DE DESACORDO E AGORA DEPOIS DE 4 ANOS ME CHAMARAM NO FORUM(HOMEM DE QUEM COMPREI A MERCADORIA E NÃO RECEBI ATE HOJE) E QUEREM ME COBRAR DE QUAL MANEIRA SOU OBRIGADA A PAGAR

  36. Thaís disse:

    Bom Dia

    passei um cheque a 1 ano atrás, paguei o valor a pessoa mais não peguei a folha do cheque pois a pessoa me disse que não estava com ela no momento em que fui até lá, tudo bem confiava na pessoa e deixei para pegar depois ela passou para um fornecedor dela o cheque voltou duas vezes e foi perdido, fui até o banco e pedi uma microfilmagem deste cheque estou com ela em mãos mais não consigo achar um modelo de carta para levar até os catórios de protesto.
    poderia me ajudar com um modelo de carta???

    Obrigada desde já

  37. Luiza disse:

    Existe um serviço de limpar nome por 40 reais. Alguém já tentou?? Poxa, se isso for sério mesmo quem bolou vai ficar rico, se é que já não está.

  38. Alex Pereira disse:

    Tenho 6 cheques sem fundos na praça o primerio já conpletou 5 anso ,e o uktimo fara em 17 de dezembro , quando sera que meu nome estara desnegativado junto ao serasa, ele levarar em conta que o cpf fora negativado no primeior cheque ou sera necessario aguarda o ultimo.

  39. queria saber como limpar meu nome barato pois minha divida era19,00 agora e 508 mas o valor do cartorio q e um absurdo

  40. quero um advogado pra entra na justiça

  41. bruno disse:

    tenho dois cheques protestados como devo proceder ? terei que contratar um advogado para resgatar na justiça esses cheques ? e se não localizar o cheque ? esta pela financeira banco morada. o que de fato tenho que pagar de custas. sou obrigado pagar o valor do cheque mesmo tendo prescrito o prazo que foi de 5 anos, so porque ele foi protestado em cartorio?

  42. mario disse:

    ola empreste meu nome e o cara nao pago to todo enrolado com chegue sem fundo sabe me disse se caduca

  43. mario disse:

    ola empreste meu nome e o cara nao pago to todo enrolado com chegue sem fundo sabe me disse se caduca
    e que presico compra uma casa financiada e nau to conseguindo…..

  44. maria disse:

    tenho contas que não foram protestada e elas fazem mais de cinco anos porque

  45. sheila disse:

    quais sao os valores para devolucao de cheques devolvidos

  46. alexandre cabral disse:

    Oi. passei um cheque a vista a pessoa demorou um mes para depositar,alem de nao depositar ele passou o cheque para outra pessoa na qual ele nao lembra quem e. e essa pessoa entrou com cheque 2vezes e estava sem fundos e esta nominal a esta pessoa , Eu quero pagar, mais nao consigo encontrar esta pessoa que esta com o cheque. O que eu devo fazer para limpar o meu nome. me ajude! obrigado.

  47. Fernando disse:

    tive uma divida em banco a mais de 12anos essa divida não caduca tambem (divida de utilização de limite de credito)

  48. Larissa disse:

    Fui assaltada e levaram meu talão com canhotos, e alguns cheques entraram na conta, pq eu n lembrava a numeração do talão, sustei os errados, e agora? como faço?

  49. foi extraviado um cheque meu fui no banco tirei uma micro filmagem do cheque consegui localizar a utima empresa a onde o cheque parou.Entrei em comtato por telefone com uma funcionaria da empresa onde estava localizado o cheque e falei para ela me mandar uma carta registrada em cartorio para levar ao banco para dar baixa em meu nome.o que que eu devo fazer por causa desse cheque eu não consigo pegar talão de cheque

  50. foi extraviado um cheque meu fui no banco tirei uma micro filmagem do cheque consegui localizar a utima empresa a onde o cheque parou.Entrei em comtato por telefone com uma funcionaria da empresa onde estava localizado o cheque e falei para ela me mandar uma carta registrada em cartorio para levar ao banco para dar baixa em meu nome.o que que eu devo fazer por causa desse cheque eu não consigo pegar talão de cheque, eu já passei um faxi para a funcionaria e até hoje não tive resposta.

  51. tenho que dar baixa em 11 cheques e o gerente ja me deu os microfilmes,mas muitas pessoas ja nen moram mais em minha cidade,o que faço?ha outra alternativa?

  52. claudio disse:

    gostaria de saber se um cheque pode ser protestado em cartorio,apos seis meses da data que voltou sem fundo pela segunda vez,caso banco bradesco ,se nao protestado queria saber se posso abrir conta em outro banco sem que teja algum problema.

  53. Jefferson Eduardo disse:

    Boa Tarde, Junior!
    Tenho algumas restricoes no nome e estou querendo quitar, mas duas delas sao de cheques sem fundo do qual nao consigo encontrar o credor, e uma outra eh de um veiculo que nao pude honrar o pagamento ele foi devolvido ficando um saldo restante. Quais seriam as orientacoes neste caso?
    Obrigado.

    PS: Estou querendo abrir um negocio, quanto tudo isso pode ser prejudicial?

  54. marcia disse:

    Bom ja faz 5 anos que dei cheque sem fundo ,e nao consegui resgatar 3 cheques o que fazer para limpar meu nome nao sei onde foi parar 3 cheque nao conse gui recuperar o que faco me ajudem…

  55. marcus disse:

    Passei um sf há 4 anos, a instituição repassou para a empresa de cobrança, terceirizada. Hj em dia ninguém sabe onde está o cheque! A empresa de cobrança faliu, e a instituição nem sabe da dívida. To querendo regularizar minha situação, mas não sei como. O BB me disse que eu preciso de uma delcaração de quem compensou o cheque, normalmente, nessas situações, quem commpensa o cheque é a empresa de cobranças ou a prórpia instituição?

  56. maria minervina disse:

    paguei uma conta com um cheque e o mesmo foi devolvido foi no banco duas vezes, mas agora a pessoa o qual eu dei o cheque perdeu o mesmo, e o que faço para limpar meu nome?

  57. Júnior disse:

    olá, estou com uma restrição no serasa por causa de algumas folhas de cheques, 5 no total sem fundo, fui acertar minha divida mas tinha em mãos apenas 3, é necessário ter as outras folhas pra limpar meu nome????pois não sei onde se encontra a pessoa que esta com as outras 2 folhas…como que faço nessa situação???

  58. josele regina da veiga inácio disse:

    meus cheques voltaram em 2005 quero saber quando vai caducar preciso saber obrigado

  59. santiago disse:

    como faço pra limpar meu nome?

  60. mirella vitorino disse:

    eu tive uma divida no banco itau,limites,refim,cheques devolvidos,fazem 6 anos,sera que consigo abrir conta em outro banco,tendo ficado devendo para o itau, por favor se ja a aconteceu com alguem coloquem a resposta por favor.

  61. henrrique disse:

    Problemas com restrições , precisando de dinheiro ? financeira online forma ráipda e segura de negociação entre em contato email : financeiraonline@hotmail.com ou pelo telefone ( 64 ) 9675-8270

  62. luiz paulo disse:

    Bom dia, tenho um cheque que repassei a um comerciante e o mesmo entregou a um de seus fornecedores, nesse vai e vem o comerciante não sabe onde está o referido documento, já se passaram dois anos e constatei que o cheque não foi protestado. Não sei onde encontrar esse fornecedor, haja visto que o mesmo é do interior do estado e não foi localizado. De posse das certidões, posso ir ao banco e solicitar ao gerente que limpe meu nome?

Faça um comentário!